Círio de Nazaré
Sempre subestimei o Círio, mas este ano [2007] decidi sair pelas ruas, de carro, no sábado... e no domingo.
No sábado saí à noite, rodei a cidade quando estava acontecendo a chamada transladação - pessoas indo atrás de uma santa pelas ruas do centro da cidade -, foi sensacional. O centro lotado, milhões de pessoas, engarrafamento, taxistas, caos.
Vi famílias classe média andando descalça pelas ruas, pessoas da periferia, gays, travestis, bêbados, crianças. Todas com terços, camisas da santa, enfim, símbolos religiosos, é como se aquela imagem de santa fosse a desculpa para eles mostrarem seus sentimentos, fé, alegria, irritação.
A festa que inicialmente tinha pretensões religiosas, já é mais que isso. É um ritual, uma trégua. É a força da tradição. E noutro dia ainda tem o almoço do Círio, que é impossível descrevê-lo, só comendo para saber como é bom participar disso tudo.
Labels: círio nazaré belém
5 Comments:
pensei que sensacional fosse apenas pro futebol d-;
os problemas com caracteres de outro mundo persistem nesse blog.
5:57 AM
Vi fotos muito bonitas no Cintaliga. Luciana é de Belém. Gostei do seu post e da volta. Benvindo à blogosfera.
9:18 AM
aposto que tem mais para contar...
(incentivo a um segundo post)
7:09 AM
Lucas:
Nem que sejam duas linhas é melhor que nada. Blog é força do hábito e tero quê contar. Você deve ter muito que contar. Tome quinze minutos da sua tese e atualiza, por favor.
Bejos e boas "festas"
Tina do Universo Anárquico
11:56 PM
é! sempre tem um emoção que toca a mais nessas coisas de religião e religião, sempre admirei quem tivesse alguma fé, pois bem, sou desprovida desse dom, e me sinto melhor assim.
10:51 AM
Post a Comment
<< Home